Como fazer a sua diretoria aprovar o projeto de BI


Sua empresa é daquelas que quando se fala em investimentos em tecnologia a diretoria arregala os olhos e não acredita na mudança? Você certamente não é o único que passa por isso, mas não há motivos para se assustar. Embora essa missão de ter o orçamento aprovado dentro das organização seja difícil, há embasamento e exemplos a favor do Business Intelligence (BI), como o fato da utilização dessa ferramenta ser um grande apoio no planejamento financeiro e na melhoria do desempenho operacional.

Além disso, conforme uma pesquisa do instituto americano Aberdeen Group, realizada com um grupo de empresas, o uso de soluções de análise de dados na área financeira aumentou em 150% a produtividade das companhias, resultando com que suas margens operacionais mais que duplicassem em dois anos. Esse estudo também mostrou que a utilização de simples planilhas para consolidar os dados financeiros não são o suficiente para planejar situações futuras e evitar perdas. Será mesmo que a diretoria da sua empresa vai continuar sem BI?

Caso sejam resistentes lhe apresentamos mais cinco motivos pelos quais a sua empresa deve aderir ao BI.

  1. Ajuda na tomada de decisão imediata, sendo este um dos principais segredos para obter retorno expressivo na operação e na utilização de uma plataforma tecnológica que analise os dados financeiros.

  2. Possibilita a antecipação de tendências, com isso, vai ajudar a empresa a evitar crises, criar estratégias para cenários diferentes e mostrar o caminho para agir assertivamente em cada caso.

  3. Contribui com a automatização dos processos, principalmente, simplificando a geração dos relatórios e facilitando a análise dos dados. Assim, a equipe ganha tempo para focar em estratégias e produzir mais. Além de reduzir os erros em tarefas operacionais, evitando os gastos desnecessários.

  4. Orçamento mais consolidado, isso é possível pois ao analisar todos os dados, o BI permite realizar análises preditivas e elaborar um planejamento financeiro direcionado. Desta forma, o orçamento da organização será mais estruturado e com base nos principais pontos de todos os setores.

  5. Apresenta dados de maneira que todas as informações estejam disponíveis de forma clara e rápida para os gestores tomarem decisões. O BI é a melhor opção para as organizações que possuem dados gerados e acumulados durante a sua existência e necessitam recuperar estas informações de forma que possam auxiliar na tomada de decisão.


Com todas essas vantagens reunidas, a diretoria da empresa verá que uma Plataforma de BI é capaz de tornar a gestão financeira integrada à operação.


Leia também:

Por que utilizar Business Intelligence na sua empresa?

#BI #BusinessIntelligence

Posts Em Destaque
Posts Recentes