Big Data x BI = Amigos ou inimigos?


Não é difícil encontrar quem pensa que Big Data e Business Intelligence (BI) têm a mesma função, ou que o Big Data é um substituto do BI, o que não é verdade. Essa confusão pode ocorrer pois ambos trabalham diretamente com dados e estratégia, e vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Porém, há uma grande diferença entre os dois. Veja:


Big Data é o termo que descreve o imenso volume de dados que impactam os negócios no dia a dia. Sabemos que com o avanço da tecnologia é possível que incontáveis dados sejam trocados entre as pessoas por meio de diferentes ferramentas. Mas o importante não é a quantidade de dados. E sim o que as empresas fazem com os dados e quais realmente importam. O Big Data trabalha justamente com isso, analisando o volume de dados, variedade, complexidade e velocidade.


Já o Business Intelligence é um afunilamento ainda maior dos dados coletados e possibilita que as pessoas acompanhem tudo o que ocorre no negócio, como também no mercado. Ou seja, proporciona um melhor entendimento da base de dados da empresa, gerando saídas lógicas e estratégicas. Além disso, os dados no BI são acessados por meio de tabelas dinâmicas, de análise de performance ou painéis interativos, como os dashboards. Assim, o BI aponta tudo o que é fundamental para a sobrevivência da empresa, como o desempenho da equipe em produtividade, dando um panorama das gestões internas de pessoas e materiais, fornecendo informações que irão auxiliar o desenvolvimento do negócio. Isso é possível pois o BI transforma os dados brutos em informações úteis para analisar os negócios e as principais estratégias da corporação.


Tendo em vista que o BI interpreta as informações existentes na realidade e na rotina da empresa, apontando as melhores hipóteses, e o Big Data, direciona para novos caminhos a partir da busca e estruturação de dados. E também, que as soluções de Big Data mostram os dados com precisão inigualável e que as ferramentas de BI mostram informações para facilitar decisões. Concluímos que o BI e Big Data, mesmo sendo distintos e possuindo objetivos diferentes, ambos são complementares, de certa forma. As duas soluções podem trabalhar em conjunto, de forma não excludente, para analisar e entender os dados da sua empresa, se encaixando nas suas necessidades.


Se desejar saber mais sobre o assunto ou caso você já trabalha com o Big Data e deseja conhecer o BI, agende um horário clicando aqui, teremos o prazer em lhe apresentar.


Leia também:

Empresário, o BI é para a sua empresa sim!


#BI #BusinessIntelligence #BigData

Posts Em Destaque
Posts Recentes