5 Tendências Tecnológicas para 2018


Recentemente o Gartner a anunciou as principais tendências tecnológicas estratégicas que poderão afetar a maioria das organizações em 2018. Compartilhamos algumas que estão relacionadas com a rede da inteligência digital para você também ficar por dentro do assunto.

1- Base na Inteligência Artificial

Novos sistemas que agem de forma autônoma estão entre as principais buscas dos fabricantes de tecnologia para os próximos anos. A capacidade de utilizar a Inteligência Artificial para reinventar modelos de negócios e melhorar a tomada de decisões estará cada mais em ascensão. Por isso, as empresas vão precisar de investir significativamente em processos e ferramentas para poder explorar essas técnicas e construir sistemas melhorados com base em inteligência artificial.

2- Elementos “inteligentes”

Há anos se falam em inteligência artificial em objetos domésticos e até mesmo carros, o que já é uma realidade e terá um grande avanço em 2018. A Inteligência Artificial dará o suporte para os funcionamentos avançados e interação mais natural com os elementos envolventes e as pessoas, como automóveis autônomos, robots ou drones. Além disso, haverá uma grande melhora na capacidade dos elementos que já existem, como a utilização de veículos autônomos em ambientes controlados (agricultura ou mineração), ou seja, haverá um crescimento acelerado das coisas inteligentes.

3- Experiência imersiva

Se por um lado as interfaces de conversação vão alterar a forma como as pessoas controlam o mundo digital, as realidades virtual, aumentadas e misturadas vão mudar a forma como as pessoas entendem e interagem com o mundo digital. O mercado de realidade virtual e realidade aumentada ainda é novo e fragmentado. Porém, para conseguir lucros tangíveis reais, as empresas devem analisar cenários específicos da vida real em que a realidade virtual pode ser aplicada para tornar os empregados mais produtivos e para melhorar os processos. A realidade misturada tende a ganhar mais espaço como a experiência imersiva de eleição, por meio de uma tecnologia apelativa que otimiza as suas interfaces para melhorar a forma como as pessoas veem e interagem com o seu mundo.

4- Plataformas de conversação

Acredita-se que as plataformas de conversação levarão à próxima mudança de paradigma na forma como as pessoas interagem com o mundo digital. Isso ocorrerá pois a responsabilidade de traduzir intenções passa do utilizador para o computador, que será o responsável por responder executando algumas funções. Por isso, ao longo dos próximos anos, as interfaces de conversação bem desenhadas vão tornar-se um dos principais objetivos dos produtores de aplicações para a interação.

5- Blockchain

A tecnologia de blockchain está evoluindo de uma infraestrutura de moeda digital para uma plataforma de transformação digital. É um afastamento radical das atuais transações centralizadas e sistemas para guardar registos. Além disso, eles poderão servir de base para negócios digitais. Embora a promoção que envolve a blockchain tenha se originado com foco na indústria de serviços financeiros, a tecnologia pode ter muitas aplicações potenciais, incluindo na Administração Pública, Saúde, indústria fabril, distribuição de mídia, entre outros. Apesar de ser uma promessa de longo prazo e de as tecnologias associadas serem ainda imaturas, será uma realidade nos próximos dois a três anos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square