Alfabetização de Dados: Conte-me uma história


Ao pesquisar sobre negócios você provavelmente encontrará informações que mostram a importância da utilização dados, a necessidade de transformação digital, e a necessidade de aumentar as habilidades em alfabetização de dados.


Uma peça chave da alfabetização de dados que está ganhando espaço é a habilidades de contar histórias. Veja neste texto o que é a narrativa de dados e como ela se encaixa na alfabetização de dados? Por que isso Importa?


A narrativa de dados é o processo de traduzir análises de dados em termos leigos para influenciar uma decisão ou ação de negócios. Se pensarmos nos quatro pilares da alfabetização em dados: a capacidade de ler, trabalhar, analisar e discutir dados, pode-se ver que a capacidade de coletar informações a partir de dados utilizando a narrativa se encaixa diretamente em cada característica:

  • A capacidade de ler dados permite formular a história.

  • A capacidade de trabalhar com dados permite colocar a história no contexto necessário e coletar insight; o contexto é uma das maiores chaves para contar a história correta.

  • A capacidade de analisar os dados permite usar a história para gerar insight. Finalmente, para argumentar com dados adequadamente, contar histórias pode ser um grande trunfo.

  • Usar uma história para levar para casa um ponto ou uma visão apoiada por dados permitirá que a pessoa gerencie com eficácia as decisões de dados.


Mas por que contar a história no mundo dos dados?


A grande quantidade de dados sendo criados hoje está causando a lacuna de habilidades em dados, e os indivíduos e organizações atualmente não possuem as habilidades de leitura de dados necessárias para usar todos os recursos. As organizações querem adotar a transformação digital e desejam utilizar totalmente seus próprios dados, mas não possuem o treinamento necessário em ciência de dados. Para fazer isso da maneira mais eficaz, as pessoas devem começar a usar a narração de histórias dentro de suas organizações para orientar e envolver mais membros.


Como alguém pode melhorar suas habilidades de contar histórias? Uma habilidade dentro da alfabetização de dados que todos precisam desenvolver e crescer são dados de fluência. A capacidade de manter conversas, apresentar dados de forma eficaz e se comunicar adequadamente é crucial para a alfabetização atual. Se pensarmos nas quatro características: ler, trabalhar, analisar e discutir com dados, todos eles fazem parte da fluência dos dados. Como uma peça adicional, entender e usar o vocabulário correto com dados permite que se torne um contador de histórias mais forte.


Texto Original por Jordan Morrow – Data Literacy – Tell me a story

#setordeBI #análises #análise #SelfService #Qlik #Qliksense

Posts Em Destaque
Posts Recentes