Saiba como fazer uma análise de dados eficiente


Ok, você já sabe que é fundamental analisar os dados da sua empresa e tomar decisões baseadas nessas informações. Mas, como fazer uma fazer análise de dados realmente eficiente? Uma das dicas é seguir os passos básicos das análises, assim o resultado vai proporcionar um direcionamento eficiente na gestão estratégica. Saiba como fazer isso por meio de cinco passos: 1- Monte um questionário As perguntas, por mais que sejam simples e objetivas, são capazes de captar dados de maneira muito precisa. Porém, a eficiência de um questionário depende da maneira como ele é construído, deve-se ser prático para minimizar as possibilidades de erros. Existem sistemas que automatizam a criação de questionários focando na otimização da coleta e organização de dados e fornecendo informações detalhadas já prontas para serem estudadas. 2- Organize os dados Tão importante como coletar os dados é organizá-los para evitar interpretações equivocadas. Neste passo é necessário filtrar todos os dados para utilizar somente as informações precisas. Sabemos que é comum que essa atividade seja manual, ou seja, requer muita atenção e disponibilidade de tempo. Com um sistema de BI essa captação e organização acontece de forma automática, pois o software busca todos os dados e organiza as informações. Além disso, apresenta os dados de forma que a compreensão seja simples, isso acontece por meio de um dashbord com temas separados e indicações de todos os registros. 3- Faça a Análise É somente nesse passo que os dados vão começar a ser analisados. Primeiro de forma mais ampla, com todas as informações juntas e com base nas estratégias da empresa. Registre as informações que se destacam como resultados bons e ruins. Em seguida, passe para uma análise de forma detalhada. Como os dados já vão estar agrupados, observe de forma individual cada grupo, identificando as tendências e os problemas que os consumidores podem vir a ter. Qual é o perfil do seu público e a origem das informações coletadas. Para isso, agrupe os dados por idade, cidade, renda, gênero e outras informações que coletou. Quanto mais informações, mas precisa a sua análise. 4- Elenque as hipóteses Um número pode representar diversas hipóteses, tudo depende da forma que ele é visto e em qual conjunto ele está inserido. Os direcionamentos de informações e visões serão fundamentais para compreender os resultados. Neste ponto, a alfabetização de dados é fundamental para compreender a pluralidade das informações. 5- Conte com ferramentas Mesmo que siga os passos mencionados anteriormente, você só terá eficiência em análise de dados se contar com o uso de ferramentas adequadas. Elas são fundamentais em todas as etapas citadas para automatizar o processo, garantir precisão e eficiência. Normalmente as empresas mantêm os dados e informações em diferentes lugares, como sistemas, pesquisas, e-mails e inúmeras planilhas. Se você conta com um sistema de BI, como o Qlik, ele integra todas essas informações de forma otimizada e ágil.

Com o BI da Synergy, o Qlik, é possível captar os dados e dar autonomia aos usuários, pois eles poderão gerar suas próprias visualizações e dashboards. As operações são intuitivas e dinâmicas. Com o Qlik, não há limite de dados, podendo trabalhar com um grande volume de resultados e gerar mais insights durante as análises. Para automatizar esses passos entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita do Qlik, a ferramenta de BI ideal para você.


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