O que é arquitetura de dados e por que ela é fundamental para a sua empresa?


A utilização de dados já é uma realidade das empresas que têm como objetivo o desenvolvimento e o posicionamento estratégico. Afinal, essas informações possibilitam um entendimento em tempo real do negócio e a realização da avaliação dos clientes, do próprio posicionamento de mercado e dos resultados.


Porém, para utilizar todos esses dados e conteúdos é preciso contar com uma arquitetura de dados eficiente. Isso é, ter um planejamento e a organização da forma como a análise dessas informações será realizada.

É na arquitetura dos dados que serão definidas as práticas de coleta e de análise de dados, além das próximas etapas. Ou seja, a arquitetura de dados é um passo fundamental, pois nele são definidos padrões e processos e como todas essas informações são estruturadas e organizadas. Assim, há uma definição de como as informações vão estar à disposição da empresa para análises aprofundadas, podendo, então, gerar diferentes percepções e insights valiosos diante dos resultados.


A arquitetura de dados garante que a atividade de exploração desses dados siga as normas ideais para a empresa. A arquitetura também permite que os dados estejam acessíveis e protegidos. Essa atenção prévia resulta em um trabalho de coleta e análise de resultados a longo prazo.

A arquitetura vai muito além da organização, com essa etapa você terá vantagem em relação à qualidade das informações que são obtidas por meio dos dados. Assim, resultados mais precisos e adequados à estratégia serão obtidos.


Veja outras vantagens da arquitetura de dados:

  • Informações filtradas e relevantes: assim a análise será mais produtiva e estratégica, sem métricas vazias ou sem aplicação.

  • Facilidade na consulta de dados específicos: terá amplitude de dados e acesso das informações por todos os setores. Terá o acesso aos indicadores relevantes mais facilmente, se optar, assim como os demais dados.

  • Otimiza processos: a distribuição adequada dos dados torna os processos mais práticos, ágeis e simples. Dessa maneira, todo o trabalho realizado com os dados tende a se desenvolver com maior produtividade.

  • Embasa a tomada de decisões: esse é um dos principais ganhos quando se realiza análise de dados com as informações arquitetadas. A arquitetura de dados traz tudo que uma organização necessita para ter esse grande volume de informações estruturado.


Entender a arquitetura de dados é fundamental, já que ela possibilita um trabalho de análise mais produtivo e sem impeditivos às empresas. Se desejar saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco.

Leia também: O que é arquitetura de dados e por que ela é fundamental para a sua empresa?


#arquiteturadedados #dados #bi #BusinessIntelligence

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square