Qual a ligação do BI e do Coronavírus?


Você provavelmente está acompanhando as informações sobre a pandemia, certo? Então, já pensou que existe uma relação entre o BI e o Coronavírus? Isso mesmo, certamente já escutou sobre os dados e previsões do impacto do Coronavírus na saúde e na economia. É ali que Business Intelligence entra, pois ele é umas das ferramentas responsáveis por essas análises.

Isso mesmo, o sistema que ajuda nas análises e controles das infecções também ajuda e está presente no dia a dia das empresas, gerando insights, contribuindo com as estratégias e na tomada de decisões.

No caso da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o BI eles monitoram a evolução das doenças e infecções comunitárias comuns. Infelizmente, todos os anos surgem novas doenças e infecções que podem virar pandemias, por isso a importância da OMS também contar com uma plataforma de análises.

Assim, eles também podem compreender o padrão de transmissão de vírus, bactérias e outros micro-organismos. Por exemplo, é possível identificar e prever a evolução de indicadores como as taxas de pessoas contaminadas, mortalidade, internações em UTI, entre outras. Também é possível analisar e identificar grupos de risco e possíveis regiões que serão infectadas.

Quando encontrado um padrão preocupante, acende-se um alerta em relação ao aumento de casos de pessoas infectadas e mortalidade e é possível evitar que os danos sejam maiores. No caso, isso aconteceu dia 13 de março, quando foi decretada pandemia mundial e medidas de prevenção em diversos países começaram a ser tomadas. Afinal, percebeu-se que ela estava difundindo-se pelo planeta e poderia causar mais mortes que na atualidade.

Por meio dos relatórios e alertas fornecidos por ferramentas de análises, foi possível prever o momento em que o temor de uma pandemia se efetivaria e os danos que causariam em cada um dos cenários, que variam conforme as medidas.

Ou seja, o BI utiliza o poder dos dados para identificar tendências e planejar a alocação de recursos de forma otimizada. Assim como no caso da OMS, as empresas também podem utilizar essa tecnologia para avaliar dos acontecimentos internos e externos, ligar o sinal de alerta e tomar as medidas necessárias para evitar que surpresas, e,claro, ter tempo para planejar a recuperação diante de uma crise.

#SistemaBI #coronavirus #coronavirusBI #análises #BI

Posts Em Destaque
Posts Recentes