5 dicas fundamentais para o sucesso de uma implementação de BI


Diversas organizações já notaram o poder de contar com uma plataforma de Business Intelligence para o sucesso do negócio. Porém, alguns pontos desse processo merecem sua atenção, saiba agora quais são:

1. Defina os requisitos funcionais

Antes de escolher uma plataforma de BI, é fundamental reunir os envolvidos na utilização da plataforma e definir os objetivos e as necessidades do sistema e da implantação na empresa. Com isso, você poderá iniciar a pesquisa de softwares e ferramentas mais adequadas e que atendam os requisitos e claro, conte com um suporte de qualidade.

Lembre-se de verificar a integração com os demais sistemas e programas utilizados pela empresa, como ERP, CRM, entre outros, tendo assim uma unidade única de armazenamento.

2. Defina os responsáveis pelo projeto e pós-implantação

Neste passo é essencial elencar uma equipe que ficará responsável pela área de análises e utilização da ferramenta na empresa. Diariamente, o BI é utilizado por pessoas de vários setores, possibilitando-os tomar decisões e executar ações. Sendo assim, é fundamental a cooperação de um responsável dos departamentos envolvidos. Principalmente, a TI, eles são fundamentais para o sucesso do projeto. Também sugerimos a participação da diretoria, uma vez que a plataforma irá impactar na rotina dela.

3. Defina um cronograma

Para a eficiência e andamento do projeto, é fundamental contar com um cronograma, estabelecendo etapas e prazos para que cada etapa seja realizada de acordo com a programação. Com um cronograma, melhora a comunicação com a empresa fornecedora e alinha todos os procedimentos, deixando claro o que esperar em cada fase do projeto.

4. Capacite a Equipe

Outro ponto fundamental para o sucesso deste projeto é a capacitação da equipe envolvida com o BI. Além de aprender a utilizar a plataforma, é importante desenvolver a alfabetização de dados, assim será possível utilizar todas as funcionalidades e potencial do BI.

5. Analise os resultados

Ao começar a contar com uma ferramenta de BI você já poderá transformar seus dados em novas oportunidades. Mas, lembre-se se elencar os indicadores que você deseja trabalhar e a frequência de acompanhamento de cada indicador.

Também é importante que cada setor defina seus KPIs para a atuação, assim como os dados gerais da empresa.

Seguindo essas dicas, a sua empresa poderá tirar mais proveito das vantagens do BI. Se desejar saber mais sobre o assunto e o que um sistema de BI faz para você, agende uma demonstração gratuita aqui.

#SistemaBI #analytics #BusinessIntelligence #qlik #implementaçãodebi

Posts Em Destaque
Posts Recentes