Estratégias para o setor de vendas enfrentar a pandemia


O Coronavírus chegou e impactou diretamente todas as organizações, principalmente o setor de vendas. E agora, o que fazer para manter as receitas? Como manter a força de vendas segura e produtiva?

O primeiro pensamento de muitas empresas é em reduzir custos. Uma recente pesquisa do Gartner, realizada com o setor de vendas, apontou que 63% das organizações cortaram o orçamento de suas operações de venda e outros 38% planejam fazer cortes em seus orçamentos nos próximos três meses. Porém, sabemos que cortar custos pode não ser a melhor estratégia sempre. Pelo contrário, cortes incorretos podem prejudicar a experiência do cliente, comprometer a sua marca e dificultar a retomada quando esta crise terminar.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias que empresas vêm adotando para enfrentar esse momento, levando em consideração as tomadas decisões baseadas em dados:

1- Escute seus clientes: utilize seus vendedores para ouvir os clientes e entender o que eles estão valorizando, seus sentimentos e pensamentos. Ao adotar a perspectiva do cliente pode revelar oportunidades de estreitar relacionamentos ao encontrar formas de reduzir ansiedades e demonstrar como sua flexibilidade e seus produtos e serviços podem ajudá-lo.

2- Adapte-se com agilidade: Empresas bem sucedidas em devem se adaptar à medida que os fatos se desenrolam. Lembre-se que para tomar decisões requer respostas rápidas e precisas que possam ser distribuídas de forma fácil e simples.

3- Conte com ferramentas essenciais: em muitas organizações, o distanciamento social obrigou a implantação de uma nova forma de trabalho, online. Vídeos chamadas, redes sociais, email, webinars e outras ferramentas ganharam destaque nos últimos meses. Assim como plataformas de Business Intelligence que ajudam você a fazer perguntas para seus dados, revelando insights para tomada de decisões melhores e mais rápidas. Com as respostas apresentadas de forma clara e objetiva, por meio de gráficos, é possível uma interação fácil e ágil com seus dados com pouca ou quase nenhuma dependência de sua área de TI.

4- Analise e avalie sempre: Acompanhe diariamente os indicadores chaves de desempenhos, como oportunidades ganhas ou perdidas, razões de sucesso, realizando diagnósticos e melhorando os processos de vendas a partir da avaliação do desempenho do funil de vendas. Painéis visuais, conectados a plataformas de CRM, fornecem informações para aumentar as chances de fechamento e servir de guia para orientar sua força de vendas a fechar oportunidades mais rapidamente.

5- Compartilhe ações: Conheça quais comportamentos e atitudes são utilizados em reuniões virtuais pelos seus melhores vendedores e replique essas práticas para os demais vendedores. Ao identificar quem são seus melhores vendedores e quais características estão diretamente relacionadas ao seu desempenho, você terá o perfil de sucesso da sua empresa.

6- Reveja a precificação: o período da pandemia requer uma nova forma de abordagem de precificação. Por meio de análise preditiva e um sistema de BI, você pode guiar sua força de vendas em ações que otimizem resultados. Além disso, a análise de dados de vendas pode também ajudá-lo a executar ajustes e medir resultados a partir do monitoramento do desempenho de seus canais de venda e parceiros ou da revisão de seus territórios de venda ou programa de incentivos.

7- Conte com Sales Analytics: Muitas das análises fundamentais para os tempos de pandemia podem ser automatizadas e ao seu dispor em tempo real ao contar com um sistema de Bussines Inteligence. Estamos falando também do Sales Analytics, também chamado de Análise de Dados de Vendas, que responde às perguntas importantes neste período desafiador. Um Sistema de BI é um poderoso instrumento para enfrentar este período e estar preparado.

Agende uma demonstração ou uma reunião para saber mais como podemos ajudá-lo a extrair valor de seus dados e enfrentar esse momento de dificuldade.

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