Os papéis no processo de Análise de Dados


Para o sucesso das organizações no processo de análises de dados, que envolvem a extração, desenvolvimento de visualizações e as próprias análises, há diferentes papéis e funções necessárias.

Inicialmente, há pelo menos dois grupos ou profissionais envolvidos: um profissional técnico (ou uma equipe de técnicos), provavelmente da TI, responsável pela administração dos dados, dos sistemas e pelo desenvolvimento de aplicações mais complexas; e também os usuários das aplicações dentro das áreas de negócio, alguns com a capacidade de desenvolvimento de aplicações (que podem ser mais simples), outros analistas de dados ou consumidores das informações.

Conforme as demandas do BI vão aumentando, assim como a maturidade da organização em responder à isso, será necessário novas estruturas e competências.Neste caso, podemos relacionar três papéis:

1- O usuário padrão (normalmente um Diretor, Gerente, Coordenador ou mesmo alguém de apoio), que utilizará os aplicativos para suas análises e, de preferência, também criará outras visualizações, conforme suas necessidades;

2- O analista de dados (Business Analyst ou Data Analyst), profissional dedicado exclusivamente ao monitoramento, análise e construção de visualizações (que serão compartilhadas com os colegas da área);

3-O cientista de dados (Data Scientist), responsável por análises avançadas a partir do uso de algoritmos e tecnologias ou linguagens de programação.

Não falamos em quantidade de pessoas, uma vez que essas funções podem ser desenvolvidas por um mesmo profissional. Exemplo, os papéis do Data Analyst e do Data Scientist podem ser desempenhados pelo mesmo profissional.

Com profissionais dedicados à utilização da ferramenta a ferramenta poderá ser explorada de forma completa e a sua organização terá acesso à todas as informações em tempo real.

Quer saber como, agende uma demonstração gratuita agora.

#Synergy #Análisededados #funções

Posts Em Destaque
Posts Recentes