Quatro Principais Métodos de Análise de Dados


O processo de análise de dados vai além de captar e registrar informações, ele contribui para uma visão mais profunda do negócio, sendo uma ferramenta essencial para gerar mais oportunidades, sobretudo por impulsionar decisões mais assertivas.

Apresentaremos a seguir, quatro dos principais métodos de análise de dados, ou seja, procedimentos com o intuito de compreender as informações geradas pela organização. É fundamental conhecer as diferenças e importâncias de cada um, para assim, obter uma aplicação adequada.

1. Preditivo

O objetivo é coletar informações para obter previsões sobre algum assunto da empresa. Essa análise é realizada com base em dados estatísticos e históricos, e mineração e inteligência artificial. E como resultado você poderá compreender melhor o comportamento dos consumidores, antecipar tendências, flutuações da economia, entre outros.

2. Descritivo

Este método tem como objetivo compreender os eventos que acontecem na empresa em tempo real e assim, gerar segurança para que os tomadores de decisões imediata. Por exemplo, a análise de crédito realizada pelos bancos antes de aprovar, ou não, um empréstimo. De acordo com as informações sobre o indivíduo, compreende-se o risco envolvido e é possível calcular as taxas de juros que serão aplicadas.

3. Prescritivo

Neste método é necessário um elemento humano pois o foco deste formato está nas consequências das ações praticadas, uma vez que é ela que define as estratégias necessárias para se atingir determinado resultado.

Temos como exemplo uma campanha de marketing, onde a análise prescritiva vai apontar as expectativas de sucesso e auxiliar no desenvolvimento da estratégia para o atingimento da meta.

4. Diagnóstico

O intuito deste método é compreender as causas de determinado acontecimento, os seus impactos e perspectivas sobre como ocorreram. O diagnóstico pode ficar mais claro com os 5W (What?, Where?, When?, Who? Why?) e 2H (How? e How Much?), que na tradução para o português seria: O que?, Onde?, Quando?, Quem?, Por que?, Como?, Quanto?.

Ao realizar as análises, seguindo diferentes métodos, é possível compreender melhor cada movimento da organização e seus impactos em todos os sentidos. Além disso, com uma gestão baseada em dados é possível aumentar a produtividade, antecipar tendências, reduzir desperdícios e falhas, entre outros benefícios.

Para conhecer mais benefícios da análise de dados e a diferença que ela pode fazer na sua empresa, acesse aqui e agende um horário para conversarmos.

#Métodos #análisededados #dados #BI

Posts Em Destaque
Posts Recentes