BI na indústria: Quais as vantagens



O Business Intelligence (BI) é uma tecnologia que atua na coleta, organização, análise e monitoramento de dados. Devido à quantidade enorme de informações que geramos, hoje o BI já é uma das principais ferramentas para as empresas que desejam prosperar.


Informações e dados todos as empresas têm, porém, quanto mais informações colhidas, agrupadas e interpretadas, mais assertivas são as decisões tomadas pelos gestores. O BI é utilizado por empresas de todos os segmentos que buscam encontrar oportunidades, conhecer seus clientes e diminuir erros. Destacamos a seguir outras vantagens de contar com um BI na indústria para ampliar os seus resultados:


Integração das áreas

Os setores de uma empresa não são totalmente independentes, todos trabalham em busca do mesmo objetivo: crescimento do negócio. Então, qual é o motivo de olhar os dados e números da empresa todos de forma separada? Embora alguns setores trabalhem com dashboards segmentados, outros dados sofrem impactos de todas as áreas e devem ser tratados de forma integrada. Como fazer isso? Como saber qual setor está impactando? Utilizando uma ferramenta de BI.


Melhoria da experiência do cliente

Com o aumento da concorrência em todos os segmentos, ganhou força a importância de pensar e melhorar a experiência do cliente. Afinal, quanto melhor a experiência tanto na jornada de compra como com o produto, melhor será para a empresa e para os clientes. Empresas que contam com o BI conseguem acompanhar as tendências, os produtos com maior vendas, aquele que lucra mais, críticas que podem auxiliar nas melhorias, entre inúmeras outros itens que podem contribuir para a experiência dos clientes.


Identificação de pontos de melhoria e oportunidades

Nem sempre acertamos em tudo, porém, quanto mais rápido identificar os problemas do negócio, menor será o prejuízo. Como as ferramentas de BI atualizam os dados em tempo real, logo será possível perceber, de forma prática, os indicadores que merecem atenção.

Por outro lado, com a análise de dados é possível identificar algum tipo de tendência em determinado período.

Ao acompanhar todas essas nuances de maneira mais rápida e assertiva, a indústria tem a capacidade de corrigir as lacunas e evitar prejuízos, e também aproveitar oportunidades para aumentar os lucros.


Melhoria dos processos internos

Os processos internos são essenciais para manter a produtividade e criar uma cultura de gestão. Quando eles estão bem definidos, erros, lacunas e falhas podem ser identificados e evitados.


Com o BI, vemos que, às vezes, sair do automático e mudar os processos é necessário, uma vez que estamos acostumados a fazer algo sempre da mesma forma, a qual já pode estar obsoleta. A tecnologia nos ajuda a perceber o tempo médio e o esforço de cada equipe no desempenho de uma atividade e quais pontos podem ser ajustados.


Quanto mais customizável for a sua ferramenta de BI, mais benefícios ela terá, uma vez que a própria equipe e seus líderes vão poder escolher quais são as métricas e indicadores a serem utilizados.


Há inúmeros outros benefícios que o BI pode trazer para a sua indústria, e saiba que a utilização é mais simples do que muitos imaginam! Clique aqui e agende uma demonstração para conhecer outras vantagens do BI da Qlik e como a Synergy pode auxiliar a sua empresa.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square