Business Analytics x Business Inteligence, entenda a diferença


A análise e interpretação de dados são ações fundamentais para o sucesso de uma empresa e podem significar muito em um mercado competitivo. Isso ocorre pois a tomada de decisões não pode ser baseada em achismos, mas em fatos comprovados ou embasados em dados.


Com isso em vista, a cultura de dados se torna um dos pilares de um negócio saudável, uma vez que todas as organizações, de qualquer porte, necessitam de informações claras e precisas para a tomada de decisão. Nessas empresas é comum falar em business intelligence (BI) e business analytics (BA), porém, os esses conceitos são bem parecidos e costumam causar dúvidas até aos mais experientes. Isso ocorre pois ambos os termos têm o mesmo objetivo – ajudar as empresas a tomar melhores decisões através de dados mensuráveis – mas diferem no método. Veja abaixo:


Business Analytics

O business analytics conta com recursos de estatísticas preditivas sendo uma ferramenta mais ampla e focada no futuro. O BA parte de um problema de negócio e faz a análise dele. Uma mistura de Big date e data sciencie, gerando insights para a tomada de decisão.


Business Intelligence

O Business Intelligence, ou BI, é fundamental para o gestor no planejamento estratégico. Ele coleta e analisa um conjunto de dados brutos de uma empresa e transforma em informações valiosas e, assim, planejar os próximos passos, identificando os acertos e pontos de melhorias. Ou seja, BI é reativo, produz relatórios fáceis de entender e foca em todos os dados para garantir a compreensão dos desempenhos anteriores e trazer informações para as tomadas de decisão.


Trabalho em conjunto!

Ambos ferramentas consistem em formas de analisar dados da empresa para embasar decisões estratégicas em negócios. A diferença entre eles é pequena, mas ajuda a compreender a evolução das metodologias de análise de dados e como isso pode se refletir no futuro das empresas.


Quer saber mais, entre em contato!

Posts Em Destaque
Posts Recentes