Como implementar uma solução de BI


Fundamental para conhecer a empresa como a palma da mão, softwares Business Intelligence (BI) têm ganhado cada vez mais relevância para empresas que buscam o crescimento. Isso porque as empresas estão percebendo que ter um direcionamento mais efetivo para tomar decisões é a forma mais eficiente e segura de evitar crises e prejuízos financeiros.


Após conhecer as vantagens de contar com uma plataforma de BI, as empresas partem para a implantação. Você sabe na prática como funciona a implantação do BI? Confira a seguir e evite erros.


Definição dos objetivos na utilização do BI

Inicialmente deve ser realizado um levantamento completo das necessidades da organização. Ou seja, mapear todos os objetivos deste projeto, informando quais áreas devem ser priorizadas, quais são as dores, os dados e números fundamentais para o acompanhamento de cada área.


Definição das fontes de dados utilizados

Após definir os objetivos, é necessário definir as fontes de dados que serão utilizadas na construção da solução de BI. Junto com isso, será definido o local de origem dos dados que alimentarão o Data Warehouse e assim garantir a qualidade deles. Eles podem partir de planilhas de Excel, banco de dados, rede, arquivos texto e vários outros.


Escolha da solução de BI

Após a coleta das informações citadas anteriormente, sua empresa parte para definição da solução a ser utilizada. Na relação dos possíveis fornecedores, deve ser verificado com atenção a experiência que cada um tem com BI, se prestam suporte e suas qualificações. Nossa dica é avaliar a Qlik, líder do Quadrante Mágico da Gartner pelo 11º ano.


Construção da solução

A parte mais detalhada do processo. É nestse momento que ocorre a modelagem, extração, transformação, qualidade e carga dos dados. Para evitar transtornos nessa etapa, é necessário definir detalhadamente, os relatórios e indicadores que serão monitorados, como dados analisados, definir o nível de permissão de cada usuário, origem dos dados, entre outros.


Disponibilização da solução e capacitação dos usuários

Por fim, é necessário disponibilizar e treinar as equipes para a utilização e aproveitamento.

Entre os objetivos do treinamento está o fato dos usuários compreenderem o papel da solução e também como usuário da solução. Assim, os funcionários poderão produzir relatórios com informações mais precisas, que contribuirão diretamente para tomadas de decisão mais rápidas e assertivas, evitando falhas e antecipando tendências de mercado.


Ficou alguma dúvida sobre como funciona ou como implantar na sua empresa? Entre em contato conosco e para saber mais sobre como a Qlik e a Synergy podem lhe ajudar nessa e em outras etapas. Agende uma demonstração gratuita.

Posts Em Destaque
Posts Recentes