O que é e para que serve o Business Intelligence (BI)?



O Business Intelligence (BI), também conhecido como inteligência de negócios ou empresarial, é um processo para analisar dados e apresentar informações acionáveis para ajudar as organizações a tomar decisões com base em informações claras e confiáveis.


O BI combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas. Além disso, a metodologia contempla a coleta, análise e compartilhamento de dados estratégicos para o funcionamento da organização.


O conceito de business intelligence começou a se destacar a partir de 1958, com um artigo do cientista da computação da IBM, Hans Peter Luhn. Ele descrevia um sistema automático, desenvolvido para disseminar informações para as variadas seções de uma organização industrial, científica ou governamental. O BI se desenvolveu entre os anos 70 e 80, junto com os modelos computacionais, como um recurso específico oferecido pelas equipes de BI com soluções de serviço dependentes da TI.


Hoje, as soluções de BI modernas priorizam a análise de autoatendimento flexível, independente da TI, uma vez que contam com dados governados em plataformas confiáveis e, assim, dão autonomia aos usuários comerciais e o acesso rápido à informação.


Antes da adoção do BI, os gestores tinham muita dificuldade de tomar decisões certeiras. Atualmente, empresas com BI possuem uma visão abrangente dos dados da sua organização e usa esses dados para gerar mudanças positivas, eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado ou na cadeia de fornecimento.


Isso porque o BI reúne uma ampla variedade de ferramentas, aplicativos e metodologias que possibilitam às organizações coletarem dados de sistemas internos e fontes externas. Em seguida, prepara os dados e apresenta seus resultados em relatórios analíticos, resumos, painéis e mapas, fornecendo aos utilizadores (gestores e/ou colaboradores) informações detalhadas sobre o estado do negócio.


Isso ocorre por meio da integração entre diferentes sistemas da organização, uma vez que o BI concentra as informações em um único local, chamado Data Warehouse. Assim, as métricas, mesmo vindo de diferentes fontes, como planilhas, sistemas ERP, CRM, entre outros, podem ser visualizadas em grupo, ajudando na criação de indicadores empresariais claros, confiáveis e eficientes.


ferramentas de BI compatível com qualquer segmento de mercado, não importando qual seja seu porte. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square